Me chamo Leandro Groba.
Nasci em Salvador, Bahia, em 1984, e atualmente resido na cidade de Feira de Santana, Bahia. Sou formado em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Sou mestre e doutor em Psicologia Social e, atualmente, atuo na docência e na clínica por meio da psicanálise.
Meu campo de estudo e aprofundamento é a psicopatologia e a linguagem.



Após me formar, em 2013, atuei como coordenador do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação (GTPE) no Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região (CRP-03), Bahia, e também iniciei minha trajetória na psicologia clínica.
Dentro do CRP-03, tive a oportunidade de trabalhar com a Psicologia das Emergências e Desastres, a partir de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia e o Conselho, para atuar na tragédia ocorrida na cidade de Lajedinho, Bahia.
No ano de 2016, mudei-me para o Rio de Janeiro e iniciei minha pesquisa de mestrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS). Após a defesa da dissertação, dei continuidade à pesquisa no doutorado, também pelo mesmo Programa, cuja tese foi defendida em 2022. Os campos de estudo dessas pesquisas foram, respectivamente, psicologia escolar e história da psicologia.
A dissertação teve o título “Pesquisa-ação no espaço escolar: O que é ser professor(a) de uma escola municipal dentro de uma comunidade do Rio de Janeiro?”, sob orientação da professora Regina Andrade. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada em uma escola localizada na comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro. Já a tese de doutorado, intitulada “O mal dito: o discurso de oposição à Resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia e sua história”, foi orientada pela professora Ana Jacó-Vilela e consistiu em uma análise das estratégias discursivas utilizadas por setores da psicologia brasileira para se opor à Resolução 01/99.
.
Exerço a clínica a partir da teoria psicanalítica lacaniana. Nesse âmbito, coordenei o “Grupo de Leitura de Freud: Contexto Histórico e Clínico” entre 2021 e 2023. Também participei de supervisões coletivas com diversos psicanalistas, entre eles o psiquiatra e psicanalista francês Luis Izcovich, membro da Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano.
Em 2019, o campo das emergências e desastres voltou a cruzar meu caminho. Realizei atendimentos no centro de treinamento da base do Clube de Regatas do Flamengo, oferecendo, em conjunto com a equipe com a qual eu trabalhava à época, apoio psicológico aos sobreviventes do incêndio que vitimou 10 atletas do clube.




Em 2021, fui aceito como membro do Fórum do Campo Lacaniano Rede Diagonal, no Rio de Janeiro, federado à Internacional dos Fóruns (IF) da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL). Entre as atividades desenvolvidas nesse espaço, fui escolhido como Delegado (2023–2024), representando a Rede Diagonal Rio de Janeiro diante de todos os Fóruns Lacanianos no Brasil.
Em 2024, decidimos em conjunto desfiliar-nos da EPFCL e fundar a Causa Lacaniana, da qual sou membro fundador.
A Causa Lacaniana tem como finalidade congregar psicanalistas e pesquisadores de outras áreas interessados no saber psicanalítico, com o objetivo de promover a transmissão, a pesquisa e a práxis da psicanálise. Convido você a conhecer mais sobre a Causa Lacaniana clicando no botão que leva ao nosso Instagram.
Como todos, minha história também foi marcada pela pandemia. Foi um momento de apreensão e reinvenção. Em função das necessidades impostas por esse período, iniciei minha atuação na clínica online, que mantenho ativa até hoje. Essa modalidade me possibilitou escutar pessoas de diversos estados brasileiros e também de fora do país.
Ao longo desses anos de atuação online, consegui estruturar um espaço confortável para a clínica, além de eventos, encontros e grupos realizados virtualmente.
Se quiser saber mais sobre como funciona o atendimento online, convido você a clicar no botão Dúvidas, onde explico detalhadamente essa modalidade. Caso tenha interesse em agendar uma consulta, basta clicar no botão Agendar para encontrar todas as informações necessárias. Aqui, estão também alguns eventos online dos quais participei.
Em 2022, ingressei como professor de Psicanálise no curso de Psicologia do Centro Universitário de Ciências e Empreendedorismo (UniFacemp), na cidade de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Permanecei nessa instituição até 2023, quando fui aprovado em uma seleção para professor substituto do curso de Psicologia da UFRB para o exercício entre 2023-2025.
Como docente, sempre que possível, busco explorar meu atual campo de interesse em estudo e pesquisa: linguagem, psicologia e o discurso da extrema-direita no Brasil e no mundo.






